sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

POSSE RESPONSAVEL


O direito de possuir um animal de estimação acarreta obrigações ao seu dono. Esses deveres chamam-se POSSE RESPONSÁVEL:
Vacine-o anualmente
Esta providência protege seu animal de diversas doenças que podem levá-lo à morte.
Castre seu animal (macho ou fêmea)
Em machos:
1 Evita fugas.
2 Evita o contrangimento de cães "agarrando" em pernas ou braços de visitas.
3 Evita demarcação do território (xixi fora do lugar).
4 Evita agressividade motivada por excitação sexual constante.
5 Evita tumores testiculares.
6 Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua.
7 Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil, etc. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças).
Em fêmeas:
1 Evita fugas.
2 As fêmeas castradas antes de 1 ano de idade, têm chance bastante reduzida de desenvolver câncer de mama na fase adulta, se comparado às fêmeas não castradas. A possibilidade de câncer de mama é praticamente zero quando a castração ocorre antes do primeiro cio. A retirada do útero anula a chance de problemas uterinos bastante comuns em cadelas após os 6 anos de idade, cujo tratamento é cirúrgico, com a remoção do orgão.
3 Evita piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas
4 Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua. Mais saude para seu cão.

Identifique seu animal
Esta simples providência pode ser a solução no caso de seu cão, gato ou ave se perder. Coloque em sua coleira uma plaquinha metálica seu nome e telefone. Certamente a pessoa que encontrar um animal assim identificado irá imediatamente entrar em contato com você. Tenha fotos de seu animal de estimação
Sempre que possível tire fotos atualizadas de seu animal. Na eventualidade de precisar imprimir folhetos ou cartazes será mais fácil para a pessoa que o encontrar identificar seu animal. Mantenha portões fechados e cercas bem cuidadas
A grande maioria de casos de desaparecimento de animais domésticos são causados por simples distração de seu donos ou das pessoas da casa ao manter portas e portões abertos. Buracos em cercas também devem ser consertados. Leve seu cão ou gato na guia com identificação
Ao sair para passear ou para levar seu pet ao veterinário, procure sempre levá-lo na coleira com guia. Cães e gatos, ao sair de seu ambiente, podem se sentir desorientados e assim escapar do controle de seu dono. Cuidados nas viagens
Atenção redobrada deve ser observada nas viagens com cães e gatos. Em viagens de férias, tenha certeza que seu pet terá um lugar adequado e seguro para ficar. Animais desaparecidos em viagens são mais comuns que se possa supor e sua recuperação é mais trabalhosa e difícil. Algumas Dicas Importantes
- Considere a possibilidade de adestrar seu cão. Cães adestrados dificilmente se perdem. - Na ocasião certa, procure um veterinário para se aconselhar a respeito da castração de seu animal.- Cães, e especialmente os gatos, tornam-se mais "caseiros" ao serem castrados. - Guarde bem seu pet nas ocasiões comemorativas, como São João e festas de fim de ano, quando o barulho de fogos desorientam os animais, que podem correr sem
destino.
CASTRAR UM ANIMAL É UM ATO DE AMOR, EVITA PRINCIPALMENTE O ABANDONO, INCLUSIVE DA MÃE E FILHOTES. Pense Nisso!!!

NÃO ABANDONE SEU ANIMAL, ELE JAMAIS FARIA ISSO COM VOCÊ!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

CONTROLE DE CARRAPATOS

A infestaçao por carrapatos no cão, alem de provocar um incomodo muito grande ao animal pela coceira que provoca reação alergica, pode causar anemia e transmitir doenças como Babesiose e Erlichiose. A anemia nos cães podem ocorrer nas grandes infestações, uma vez q o carrapato se alimenta do sangue do animal. Mas não é necessaria uma grande quantidade de carrapatos para que a babesiose ou a anaplasmose seja transmitidas. As vezes um ou dois carrapatos que estejam carregando formas infectantes dos protozoarios causadores dessas infermidades são o bastante para que o cão contraia uma dessas doenças.
Assim o controle do carrapato deve ser constante, e qualquer sinal de apatia, febre, falta de apetite e mucosas ( gengivas ou conjuntivas) palidas em cães que costumam ter carrapatos, é motivo de uma visita ao veterinario e um exame de sangue, para detecção da babesia ou Erlichia, elas são trataveis quando diagnosticadas a tempo.
Mas o que Fazer para evitar que o Cão pegue carrapato?
Infelismente não há nenhum esquema de tratamento preventivo. Se o Cão frequenta areas infestadas por carrapatos, ele certamente irá pegá-los. Regiões com vegetação sitios e fazendas são os lugares mais comuns.Porem existem muitos casos de pessoas que tem problemas com carrapatos dentro de seus canis ou quintais e até em apartamentos, as vezes num passeio ao parque ou praça o cão pode se infestar.

E como combater o Carrapato?
Assim como as pulgas, o carrapato não é um problema só do animal, mas sim do ambiente, o carrapato em todos os seus estagiso de vida,( desde larva até adulto) é muito resistente.Combater o carrapato é muito dificil mas não impossivel, vc pode elimina-lo do cão facilmente com banhos carrapaticidas, porem o inimigo que vc não vê, ou seja, os ovos e larvas, estão e nele sobrevivem durante meses. Muitos são os casos de proprietarios que vivem combatendo o carrapato no cão, mas nunca conseguem extermina-los por completo.Um outro detalhe é que os carrapatos colocam seus ovos na vegetação, e também nas frestas das paredes e pisos. Dessa forma todos esses lugares tem que serem tratados e não somente os cães. Quem tem na visinhança terrenos com mato, criação de animais como cavalos e gado pode sofrer com os carrapatos, pois esses parasitas são capazes de escalar altos muros em busca de alimento. Se isso estiver ocorrendo, é preciso controlar a infestaçao também na parte externa.
Um combate eficaz ao carrapato inclui:
No Animal:
-Banhos carrapaticidas, quando a infestação é grande, repetir a cada 15 dias o banho.
-Animais de pelos longos devem ser tosados no verão, epoca em que o calor e a umidade fazem com que a incidencia de carrapatos aumente muito,
-produtos carrapaticidas de longa duração, em gotas para aplicação topica,(local) ou spray podem ser aplicados a criterio do veterinario.
No Ambiente:
-Uso de carrapaticidas: aplicar nos canis, casinha de cachorro, em plantas e canteiros, atentando para frestas e paredes, pisos e ralos. O forro da casa não deve ser esquecido, repetir o tratamento a cada 15 dias. Uma opção caseira é um aparelho de jato de vapor de agua fervendo.
-Se possivel fechar todas as frestas existentes nos canis e paredes dos quintais.
-Mude de produto a cada 2 ou 3 aplicações, para que o carrapato não desenvolva resistencia ao produto utilizado.
Importante:
Filhotes, femeas prenhes e gatos, NÃO devem ser banhados com produtos carrapaticidas quimicos. Consulte o veterinario que indicará um modo eficaz nesse caso.
Deve-se tomar cuidado com banhos carrapaticidas para que o animal não se lamba, para não causar intoxicação grave.
Animais com ferimentos aberto, cirugias, e queimaduras não devem ser tratados.
Retire os animais do ambiente enquanto está sendo tratado até secar por completo.
O combate contra o carrapato deve ser intensivo e durante um longo periodo de tempo. Nos meses mais quentes a infestação pode voltar e o cuidado deve ser redobrado. Nas areas em que há carrapatos sempre o tratamento tem que ser constante.

RECEITA CASEIRA PARA COMBATER O CARRAPATO NOS AMBIENTE E NO ANIMAL;
Solução de erva cidreira
A erva-cidreira também é chamada de capim limão ou capim cidreira.A sua eficácia é comprovada.
Não sei, ao certo, qual a função da erva-cidreira, porém o álcool é utilizado para extrair a substância ativa da erva-cidreira e servir como veículo da solução.Já o sal tem a função de secar o carrapato, matando-o.
COMPONENTES DA FORMULA
1 litro de álcool
Erva-cidreira picada numa quantidade que ocupe 1/2 litro daquele álcool.
5 colheres de sal de cozinha
10 litros de água
MODO DE PREPARAR
Coloque a erva cidreira picada de modo a que ocupe 1/2 litro deste álcool, de forma a sobrar os outros 1/2 litro.
Pode deixar tudo num frasco fechado por 24horas. Essa sobra do álcool é para que a erva cidreira não absorva todo ele. No dia seguinte é só misturar em 10 litros de água e 5 colheres de sal de cozinha e pulverizar os animais, 2 vezes por semana.
FORMA DE UTILIZAÇÃO
Pode ser usado de qualquer forma conhecida: pulverização, banho etc.
CONTRA-INDICAÇÃO: Não tem contra indicação.
EFEITO Morte do carrapato. Ele “secam” em horas..* * *

BABESIOSE

A Babesiose é uma doença causada por um protozoario não transmissivel ao homem. A transmissão da doença ao cão se dá pela picada de um carrapato infectado, ( Rhipicephalus sanguineus) o mesmo da erlichiose.
O carrapato pica o cão doente e vai picar um cão sadio, transmitindo assim a doença. O parasita (babesia) infecta os glóbulos vermelhos do sangue, local onde se multiplica. Há rompimento desses globulos (momento em que ocorre febre), e os parasitas vão se alojar em novas celulas e assim por diante.
A destruição de um grande numero de celulas vermelhas irá causar a anemia. Assim um cão doente apresentará como sinais clinicos : perda de apetite, desanimo, letargia, icterícia(amarelão), ou palidez nas mucosas ( gengivas e conjuntiva) tipicos de um cão anemico.
O diagnostico é feito atraves de sinais clinicos, historicos de infestação por carrapatos e um exame de sangue que detectará o parasita ( pesquisa de hematozoarios). O tratamento é eficaz e a mortalidade é baixa, quando o cão é tratado a tempo. Em alguns caso é necessaria a transfusão sanguinea quando o quadro de anemia é bastante grave. O Cão fica curado, mas nada impede dele ter a doença outras vezes se for picado por um carrapato contaminado. O controle do Carrapato é importantíssimo para evitar a doença.

OBS: A Babesia é chamada de Nambuivú em algumas regiões do pais.

Tudo O Que Vc Precisa Saber Sobre A Erlichiose

Oque é Erlichiose Canina?
Ë uma doença infecciosa severa, que acomete os cães, causada por bactérias do genero Erhlichia, sendo a principal Erhlichia Canis. Sua incidencia vem aumentando significativamente nos ultimos anos, em todas as regiões do Brasil.
Como o Cão é contaminado?
A transmissão entre animais, se faz pela inoculação de sangue proveniente de um cão contaminado, para um sadio por intermedio do carrapato. O parasita irá infectar os glóbulos brancos do sangue, ou seja, as células de defesa do organismo.

O que é o vetor da doença?
O principal vetor da enfermidade é o carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus). No entanto a infecção também poderá ocorrer no momento de transfusão sanguineas, através de agulhas ou instrumentais contaminados. O mesmo carrapato pode transmitir a babesiose, que em algumas situações pode ocorrer junto com a erlichiose.

Quais os sintomas clinicos da Erlichiose?
Os sinais clinicos podem ser divididos em 3 fases: Aguda (inicio da infecção), Subclinica (geralmente assintomatica), e Cronica (nas infecções persistentes). Nas áreas edemicas, observa-se frequentemente a fase aguda da doença caracterizada por: febre (39,5-41,5 0C), perda de apetite e peso, fraquesa muscular. Menos frequentemente observa-se secreção nasal, perda total do apetite, depressão, sangramento pela pela,nariz, e urina, vomitos, dificuldade para respirar e edema nos membros. Este estágio pode perdurar por até 4 semanas e, ocasionalmente pode não ser percebido pelo proprietario. A fase subclinica é geralmente assintomatica, podendo ocorrer algumas complicações como, depressão, hemorragias, edema de membros, perda de apetite e palides de mucosas. Caso o sistema imune do animal não seja capaz deeliminar a bactéria, o animal poderá desenvolver a fase cronica da doença. Nesta fase, a doença assume as caracteristicas de uma doença auto imune, com o comprometimento do sistema imunologico. geralmente o animal apresenta os mesmos sintomas da fase aguda, porem atenuados, e com a presença de infecções secundarias, tais como pneumonia, diarréias, problemas de pele, dentre outras. O animal pode também apresentar, sangramentos cronicos devido ao baixo numero de plaquetas (celulas responsaveis pela coagulaçao do sangue) ou cansaço e apatia devido a anemia.

Como a Erlichiose é diagnosticada?
O diagnostico é dificil no inicio da infecção pois os sintomas são semelhantes a varias outras doenças. a presença do carrapato e a ocorrencia de outros casos da doença na região, podem ser importantes para confirmar a suspeita clinica. O diagnostico pode ser feito atraves da visualização da bactéria em um esfregaço de sangue (exame pode ser realizado na clinica veterinaria) ou atraves de testes sorológicos mais sofisticados, realizados em laboratorios especializados.

Como tratar?
O objetivo do tratamento variam de acordo com a precocidade do diagnostico, da severidade dos sintomas clinicos e da fase da doença que o paciente se encontra quando do incio do tratamento. O tratamento na fase aguda pode durar 21 dias, e na fase cronica até 8 semanas.

Qual o prognostico da doença?
Depende da fase em que a doença for diagnosticada, e do incio da terapia. Quando mais cedo for diagnosticada e se inicia o tratamento, melhores são as chances de cura. Em cães na fase inicial da doença, observa melhora do quadro clinico apos 24 a 48 hs do incio do tratamento.

Como previnir a doença?
A prevençao da doença é muito importante nos canis e locais de grande concentração de animais. Devido a inexistencia de vacina contra essa enfermidade, a prevenção é realizada atraves do tratamento do animal doente e do controle do vetor da doença: o carrapato. Para tanto, produtos carrapaticidas ambientais e de uso topico são bastante eficazes.

Essa doença pode ser transmitida para o Homem?
Sim.Apesar de até hj não existirem evidencias de que a E. canis possa ser transmitida para o homem, existem outras especies de erlichia que podem ser transmitidas, pelo carrapato, para os cães e para o homem. Os casos de erlichia humana vem aumentando muito em paises como o Est. Unidos. No Brasil esta doença ainda é pouco diagnosticada em humanos.