quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

CONTROLE DE CARRAPATOS

A infestaçao por carrapatos no cão, alem de provocar um incomodo muito grande ao animal pela coceira que provoca reação alergica, pode causar anemia e transmitir doenças como Babesiose e Erlichiose. A anemia nos cães podem ocorrer nas grandes infestações, uma vez q o carrapato se alimenta do sangue do animal. Mas não é necessaria uma grande quantidade de carrapatos para que a babesiose ou a anaplasmose seja transmitidas. As vezes um ou dois carrapatos que estejam carregando formas infectantes dos protozoarios causadores dessas infermidades são o bastante para que o cão contraia uma dessas doenças.
Assim o controle do carrapato deve ser constante, e qualquer sinal de apatia, febre, falta de apetite e mucosas ( gengivas ou conjuntivas) palidas em cães que costumam ter carrapatos, é motivo de uma visita ao veterinario e um exame de sangue, para detecção da babesia ou Erlichia, elas são trataveis quando diagnosticadas a tempo.
Mas o que Fazer para evitar que o Cão pegue carrapato?
Infelismente não há nenhum esquema de tratamento preventivo. Se o Cão frequenta areas infestadas por carrapatos, ele certamente irá pegá-los. Regiões com vegetação sitios e fazendas são os lugares mais comuns.Porem existem muitos casos de pessoas que tem problemas com carrapatos dentro de seus canis ou quintais e até em apartamentos, as vezes num passeio ao parque ou praça o cão pode se infestar.

E como combater o Carrapato?
Assim como as pulgas, o carrapato não é um problema só do animal, mas sim do ambiente, o carrapato em todos os seus estagiso de vida,( desde larva até adulto) é muito resistente.Combater o carrapato é muito dificil mas não impossivel, vc pode elimina-lo do cão facilmente com banhos carrapaticidas, porem o inimigo que vc não vê, ou seja, os ovos e larvas, estão e nele sobrevivem durante meses. Muitos são os casos de proprietarios que vivem combatendo o carrapato no cão, mas nunca conseguem extermina-los por completo.Um outro detalhe é que os carrapatos colocam seus ovos na vegetação, e também nas frestas das paredes e pisos. Dessa forma todos esses lugares tem que serem tratados e não somente os cães. Quem tem na visinhança terrenos com mato, criação de animais como cavalos e gado pode sofrer com os carrapatos, pois esses parasitas são capazes de escalar altos muros em busca de alimento. Se isso estiver ocorrendo, é preciso controlar a infestaçao também na parte externa.
Um combate eficaz ao carrapato inclui:
No Animal:
-Banhos carrapaticidas, quando a infestação é grande, repetir a cada 15 dias o banho.
-Animais de pelos longos devem ser tosados no verão, epoca em que o calor e a umidade fazem com que a incidencia de carrapatos aumente muito,
-produtos carrapaticidas de longa duração, em gotas para aplicação topica,(local) ou spray podem ser aplicados a criterio do veterinario.
No Ambiente:
-Uso de carrapaticidas: aplicar nos canis, casinha de cachorro, em plantas e canteiros, atentando para frestas e paredes, pisos e ralos. O forro da casa não deve ser esquecido, repetir o tratamento a cada 15 dias. Uma opção caseira é um aparelho de jato de vapor de agua fervendo.
-Se possivel fechar todas as frestas existentes nos canis e paredes dos quintais.
-Mude de produto a cada 2 ou 3 aplicações, para que o carrapato não desenvolva resistencia ao produto utilizado.
Importante:
Filhotes, femeas prenhes e gatos, NÃO devem ser banhados com produtos carrapaticidas quimicos. Consulte o veterinario que indicará um modo eficaz nesse caso.
Deve-se tomar cuidado com banhos carrapaticidas para que o animal não se lamba, para não causar intoxicação grave.
Animais com ferimentos aberto, cirugias, e queimaduras não devem ser tratados.
Retire os animais do ambiente enquanto está sendo tratado até secar por completo.
O combate contra o carrapato deve ser intensivo e durante um longo periodo de tempo. Nos meses mais quentes a infestação pode voltar e o cuidado deve ser redobrado. Nas areas em que há carrapatos sempre o tratamento tem que ser constante.

RECEITA CASEIRA PARA COMBATER O CARRAPATO NOS AMBIENTE E NO ANIMAL;
Solução de erva cidreira
A erva-cidreira também é chamada de capim limão ou capim cidreira.A sua eficácia é comprovada.
Não sei, ao certo, qual a função da erva-cidreira, porém o álcool é utilizado para extrair a substância ativa da erva-cidreira e servir como veículo da solução.Já o sal tem a função de secar o carrapato, matando-o.
COMPONENTES DA FORMULA
1 litro de álcool
Erva-cidreira picada numa quantidade que ocupe 1/2 litro daquele álcool.
5 colheres de sal de cozinha
10 litros de água
MODO DE PREPARAR
Coloque a erva cidreira picada de modo a que ocupe 1/2 litro deste álcool, de forma a sobrar os outros 1/2 litro.
Pode deixar tudo num frasco fechado por 24horas. Essa sobra do álcool é para que a erva cidreira não absorva todo ele. No dia seguinte é só misturar em 10 litros de água e 5 colheres de sal de cozinha e pulverizar os animais, 2 vezes por semana.
FORMA DE UTILIZAÇÃO
Pode ser usado de qualquer forma conhecida: pulverização, banho etc.
CONTRA-INDICAÇÃO: Não tem contra indicação.
EFEITO Morte do carrapato. Ele “secam” em horas..* * *

Um comentário:

  1. mui interessnte aqui onde moro ha uma infestaçao mui grnde de carraptos,vivo pegando os cachorros p mtar a unha,agora vou testar essa receita

    ResponderExcluir

SE VC GOSTA DE ANIMAIS E OS RESPEITAM, SEJAM BEM VINDOS A CASA DELES.