quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

BABESIOSE

A Babesiose é uma doença causada por um protozoario não transmissivel ao homem. A transmissão da doença ao cão se dá pela picada de um carrapato infectado, ( Rhipicephalus sanguineus) o mesmo da erlichiose.
O carrapato pica o cão doente e vai picar um cão sadio, transmitindo assim a doença. O parasita (babesia) infecta os glóbulos vermelhos do sangue, local onde se multiplica. Há rompimento desses globulos (momento em que ocorre febre), e os parasitas vão se alojar em novas celulas e assim por diante.
A destruição de um grande numero de celulas vermelhas irá causar a anemia. Assim um cão doente apresentará como sinais clinicos : perda de apetite, desanimo, letargia, icterícia(amarelão), ou palidez nas mucosas ( gengivas e conjuntiva) tipicos de um cão anemico.
O diagnostico é feito atraves de sinais clinicos, historicos de infestação por carrapatos e um exame de sangue que detectará o parasita ( pesquisa de hematozoarios). O tratamento é eficaz e a mortalidade é baixa, quando o cão é tratado a tempo. Em alguns caso é necessaria a transfusão sanguinea quando o quadro de anemia é bastante grave. O Cão fica curado, mas nada impede dele ter a doença outras vezes se for picado por um carrapato contaminado. O controle do Carrapato é importantíssimo para evitar a doença.

OBS: A Babesia é chamada de Nambuivú em algumas regiões do pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VC GOSTA DE ANIMAIS E OS RESPEITAM, SEJAM BEM VINDOS A CASA DELES.