quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Tudo O Que Vc Precisa Saber Sobre A Erlichiose

Oque é Erlichiose Canina?
Ë uma doença infecciosa severa, que acomete os cães, causada por bactérias do genero Erhlichia, sendo a principal Erhlichia Canis. Sua incidencia vem aumentando significativamente nos ultimos anos, em todas as regiões do Brasil.
Como o Cão é contaminado?
A transmissão entre animais, se faz pela inoculação de sangue proveniente de um cão contaminado, para um sadio por intermedio do carrapato. O parasita irá infectar os glóbulos brancos do sangue, ou seja, as células de defesa do organismo.

O que é o vetor da doença?
O principal vetor da enfermidade é o carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus). No entanto a infecção também poderá ocorrer no momento de transfusão sanguineas, através de agulhas ou instrumentais contaminados. O mesmo carrapato pode transmitir a babesiose, que em algumas situações pode ocorrer junto com a erlichiose.

Quais os sintomas clinicos da Erlichiose?
Os sinais clinicos podem ser divididos em 3 fases: Aguda (inicio da infecção), Subclinica (geralmente assintomatica), e Cronica (nas infecções persistentes). Nas áreas edemicas, observa-se frequentemente a fase aguda da doença caracterizada por: febre (39,5-41,5 0C), perda de apetite e peso, fraquesa muscular. Menos frequentemente observa-se secreção nasal, perda total do apetite, depressão, sangramento pela pela,nariz, e urina, vomitos, dificuldade para respirar e edema nos membros. Este estágio pode perdurar por até 4 semanas e, ocasionalmente pode não ser percebido pelo proprietario. A fase subclinica é geralmente assintomatica, podendo ocorrer algumas complicações como, depressão, hemorragias, edema de membros, perda de apetite e palides de mucosas. Caso o sistema imune do animal não seja capaz deeliminar a bactéria, o animal poderá desenvolver a fase cronica da doença. Nesta fase, a doença assume as caracteristicas de uma doença auto imune, com o comprometimento do sistema imunologico. geralmente o animal apresenta os mesmos sintomas da fase aguda, porem atenuados, e com a presença de infecções secundarias, tais como pneumonia, diarréias, problemas de pele, dentre outras. O animal pode também apresentar, sangramentos cronicos devido ao baixo numero de plaquetas (celulas responsaveis pela coagulaçao do sangue) ou cansaço e apatia devido a anemia.

Como a Erlichiose é diagnosticada?
O diagnostico é dificil no inicio da infecção pois os sintomas são semelhantes a varias outras doenças. a presença do carrapato e a ocorrencia de outros casos da doença na região, podem ser importantes para confirmar a suspeita clinica. O diagnostico pode ser feito atraves da visualização da bactéria em um esfregaço de sangue (exame pode ser realizado na clinica veterinaria) ou atraves de testes sorológicos mais sofisticados, realizados em laboratorios especializados.

Como tratar?
O objetivo do tratamento variam de acordo com a precocidade do diagnostico, da severidade dos sintomas clinicos e da fase da doença que o paciente se encontra quando do incio do tratamento. O tratamento na fase aguda pode durar 21 dias, e na fase cronica até 8 semanas.

Qual o prognostico da doença?
Depende da fase em que a doença for diagnosticada, e do incio da terapia. Quando mais cedo for diagnosticada e se inicia o tratamento, melhores são as chances de cura. Em cães na fase inicial da doença, observa melhora do quadro clinico apos 24 a 48 hs do incio do tratamento.

Como previnir a doença?
A prevençao da doença é muito importante nos canis e locais de grande concentração de animais. Devido a inexistencia de vacina contra essa enfermidade, a prevenção é realizada atraves do tratamento do animal doente e do controle do vetor da doença: o carrapato. Para tanto, produtos carrapaticidas ambientais e de uso topico são bastante eficazes.

Essa doença pode ser transmitida para o Homem?
Sim.Apesar de até hj não existirem evidencias de que a E. canis possa ser transmitida para o homem, existem outras especies de erlichia que podem ser transmitidas, pelo carrapato, para os cães e para o homem. Os casos de erlichia humana vem aumentando muito em paises como o Est. Unidos. No Brasil esta doença ainda é pouco diagnosticada em humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VC GOSTA DE ANIMAIS E OS RESPEITAM, SEJAM BEM VINDOS A CASA DELES.