segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

VANTAGENS EM ADOTAR UM ANIMAL ADULTO


Ao pretender adotar um animal é preciso fazer vários questionamentos, porque do ponto de vista do animal, ser abandonado pelo amigo é muito doloroso... Para evitar problemas posteriores, leve em consideração os questionamentos abaixo:
Que espécie mais interessa: cão ou gato? Qual a finalidade do animal? Estimação? Guarda? Você tem crianças em casa ou pretende ter? Que idade o animal deve ter? Qual o porte do animal? Um cão vive de 8 a 12 anos em média, dependendo do porte. Você está preparado? Um gato, vive até 18 anos, você está preparado?
VANTAGENS DE ADOTAR UM ANIMAL ADULTO
Sim, os filhotes são muitos lindinhos, quase irresistíveis. Mas, os grandões também são maravilhosos e precisam de bons lares. Por isso, veja se você não se dispõe a abrir seu coração para um. Os adultos também são surpreendentes:

- Mais tranqüilos, não latem muito e não choram à noite;
- São mais obedientes por já terem uma capacidade de assimilação maior;
- São mais independentes no caso de ter que ficar sozinhos por algumas horas;
- Dificilmente destroem sapatos, móveis ou coisas dentro de casa;
- Aprendem a fazer as necessidades no local adequado com maior facilidade e velocidade;
- É mais fácil saber, antes de adotar, se ele é quieto, brincalhão, se gosta de correr ou se é mais reservado;
- Você não terá dúvida alguma sobre o tamanho dele;
- Evacuam menos que os filhotes (geralmente 2 ou 3 vezes por dia);
- Se adaptam rapidamente ao ambiente e às pessoas da casa, incluindo as crianças;
- Não precisam de duas a quatro doses de vacinas no primeiro ano como os filhotes (apenas a manutenção anual);
- São mais atentos a chegadas de pessoas; No caso de cães, defendem mais a casa;
- Serão amigos fiéis e eternamente gratos a você
Se você não tem paciência ou tempo para criar um filhote, adote um animal adulto.
Há inúmeras vantagens, principalmente se for um cão ou gato abandonado. Esses animais ficam tão estressados por terem que viver nas ruas, vítimas de toda sorte de crueldades, que quando encontram "um cantinho" e amor tornam-se gratos pelo resto de suas vidas.
Animais adotados quando adultos fazem de tudo para agradar, por isso fica mais fácil educá-los a fazer as necessidades no lugar certo. A grande maioria dos animais adultos encontrados, não precisa ser ensinada .
Por instinto, por serem adultos e "vividos" eles já sabem que "fora" é o melhor lugar para fazer as necessidades (lavanderia, quintal, ou mesmo na rua, quando levados para passear).
No momento da adoção de um animal, as pessoas demonstram clara preferência pelos filhotes.
Mas, adotar um cão adulto tem grandes vantagens. Mesmo quem já criou animais, costuma se esquecer da fase de crescimento que sempre é muito trabalhosa e requer uma reserva de paciência que, às vezes, as pessoas já não possuem.
Na adoção de um animal adulto o trabalho é sempre muito menor, pois ele passará apenas por um período de adaptação à nova casa. Este período é quase sempre muito curto, pois o animal adulto que vem de um abrigo tem muita gratidão pelas pessoas que o recebem em seus lares e demonstrará essa gratidão claramente tornando-se, em muito pouco tempo, um companheiro fidelíssimo, obediente e muito carinhoso.
Além disso, será um guarda como poucos, capaz de defender com a própria vida o seu novo lar e as pessoas que o acolheram.
Ao contrário do que muitos acreditam, o cão adulto, quando adotado, aceita muito facilmente a mudança em sua vida (que sempre será para melhor), torna-se um animal muito alegre que, certamente, será o maior amigo de seu benfeitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VC GOSTA DE ANIMAIS E OS RESPEITAM, SEJAM BEM VINDOS A CASA DELES.